16 de abril de 2015
Previna doenças bucais na infância ♥
| comentários
Olá princesas, tudo bom?

Escova dental higienizada ajuda a prevenir doenças na infância
Hábito de limpar as escovas e outros acessórios usados na higiene bucal de bebês e crianças é essencial para um desenvolvimento saudável

Que a boca é a principal porta de entrada de doenças, todas as mamães já sabem. Afinal, esterilizar as mamadeiras e chupetas, higienizar os brinquedos, lavar com frequência as mãos e ficar de olho para que os filhos não levem sujeira à boca é rotina em toda casa com bebês e crianças.
Instintivamente, as mães são as primeiras a criarem novos hábitos para proteger seus pequenos dos micro-organismos presentes no ambiente. Mas e as escovas dentais? Como garantir que não sejam elas as causadoras de doenças e infecções? Comemorado neste dia 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde é uma data mais do que oportuna para reflexões sobre o tema.
De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP realizada em 2008, de cada 40 mães de bebês entre 1 e 3 anos, apenas uma se preocupava com a desinfecção da escova dental. Já entre as mães de crianças de 6 a 12 anos, das 40 consultadas, nenhuma fazia a higienização. O levantamento revelou outro dado preocupante: apenas quatro participantes do estudo disseram ter recebido alguma orientação sobre os cuidados com as escovas após o uso.
Segundo a odontopediatra Sandra Duvoisin, há esforços em todo o mundo para encontrar alternativas de higienização das escovas, mas até hoje nenhum protocolo tinha se mostrado totalmente eficaz. “Mesmo nós, dentistas, preocupados com a contaminação das escovas, não sabíamos exatamente como orientar os pacientes”, revela.

E foi justamente por isso que Sandra pesquisou durante três anos um método capaz de preencher esta lacuna. Sua tese de doutorado “Sistema Efetivo para Descontaminação de Escova Dental” resultou em um produto inédito no mundo: o Sistema Higienizador para Escova Dental Buccal Protect. A novidade foi lançada em janeiro pela Tuper Plásticos e já está à venda para todo o Brasil pelo canal e-commerce www.buccalprotect.com.br/compreonline.
“As crianças são mais suscetíveis a doenças agudas infectocontagiosas e precisam de atenção redobrada nos cuidados com a saúde”, alerta a pesquisadora. Na infância, as doenças mais comuns transmitidas por secreções da mucosa, saliva ou gotículas respiratórias são sarampo, caxumba, catapora, hepatite A, rotavírus, bronquiolite e outras doenças respiratórias, gripe, candidíase (sapinho), estomatite, herpes, infecções urinárias e de pele, cáries, escarlatina e meningites. É pela boca também que entram as enterobactérias e os coliformes fecais.
Segundo a odontopediatra e autora do livro “Cássio e a Fada dos Dentes” (Ed. Ithala, 2009), cuidar da higiene das crianças é um hábito essencial que, além de manter dentes e boca saudáveis, também protege contra outras doenças.  “Com dentes e gengivas fortes e saudáveis e a flora bucal equilibrada, as crianças poderão se desenvolver melhor”, diz.
A orientação da especialista é que a higiene bucal siga as recomendações apropriadas para cada faixa etária e a troca das escovas seja feita a cada três meses ou antes, se necessário. Já a limpeza das escovas dentais precisa ser feita de modo permanente, já que dez entre dez escovas estão contaminadas logo após o primeiro uso.

Cuidados com a saúde bucal
Até 8 meses:
·         Faça a higiene bucal diariamente.
·         Assim que o primeiro dentinho surgir, é necessário fazer a higiene da boca uma ou duas vezes ao dia. Há dedeiras de borracha ou escovas especiais para cada fase, com cerdas supermacias.
·         Após o uso, lave a escova em água corrente e armazene no Buccal Tube com as cerdas imersas no líquido de limpeza Buccal Protect. O produto é atóxico, sem contraindicações, indicado para todas as idades e foi desenvolvido para oferecer total proteção contra os germes. Após colocar a escova no Buccal Tube, feche a tampa do recipiente para proteger a escova dos micro-organismos e insetos do ambiente. Na próxima escovação, basta lavar as cerdas em água corrente antes da utilização.
A partir de 8 meses:
·         Lave mordedores, chupetas e brinquedos duas vezes por dia em água corrente e detergente.
·         Opte por alimentos saudáveis e evite doces ou líquidos açucarados.
·         Aumente a frequência da higiene bucal. Com escovas de cabeças pequenas e cerdas macias, escove os dentinhos de duas a três vezes ao dia, principalmente antes de dormir.
·         Se utilizar cremes dentais, opte pelos especiais para bebês, sem flúor, já que nesta fase as crianças engolem a pasta de dente. Após a higiene, lave a escova em água corrente para remover o excesso de pasta e alimentos, preencha o Buccal Tube até a marca delimitada com o líquido para limpeza de escova dental Buccal Protect, coloque a escova com as cerdas imersas no líquido e feche o recipiente. Assim, você estará garantindo ao seu filho proteção total contra bactérias, fungos e vírus. Antes da próxima escovação, lave a escova dental em água corrente.
Em todas as idades:
·         Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia com escovas macias.
·         Troque as escovas com frequência. Para os adultos, a recomendação é a cada três meses no máximo. Já no caso das crianças que mordem as cerdas, o ideal é fazer a troca mensalmente.
·         O uso de cremes dentais com flúor é indicado a partir de 3 ou 4 anos.
·         Escove a língua fazendo movimentos de dentro para fora e uso fio dental diariamente.
·         Após a higiene bucal, use o Sistema Higienizador Buccal Protect para manter a escova sempre limpa e protegida.

Gostaram princesas? Deixem seus comentários aqui embaixo..
Beijinhos




Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...