7 de junho de 2015
Cardápio variado ♥
| comentários
Olá princesas, tudo bom?


Cardápio variado pode contribuir para uma vida mais saudável 


Ter uma alimentação monótona pode não ser o ideal para a saúde. Saiba como a variedade na alimentação pode contribuir com o funcionamento do organismo e proporcionar mais disposição  


Você já deve ter ouvido falar que é importante variar a alimentação, certo? Apesar de a rotina corrida tornar mais difícil preparar diferentes alimentos para as refeições, é essencial garantir a oferta de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, vitaminas e minerais.
Muitas pessoas acreditam que comer a mesma refeição todos os dias é o suficiente para o corpo receber tudo o que precisa, mas a questão é que cada nutriente exerce um papel específico e precisa ser reposto frequentemente.  Isto porque nossos órgãos utilizam todos os nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras, as vitaminas, minerais e fibras para funcionar corretamente e não é possível encontrar todo esse conjunto de nutrientes em apenas um tipo de alimento.
“Comer somente um tipo de alimento ou preparação diariamente, ou quase todos os dias, pode não ser adequado para a saúde”, alerta Mauro Fisberg, pediatra nutrólogo e coordenador do Centro de Dificuldades Alimentares do Instituto Pensi – Hospital Infantil Sabará. “Este comportamento alimentar pode provocar deficiências nutricionais como a falta de determinadas vitaminas, aminoácidos essenciais, sais minerais, gorduras e outros compostos importantes para o organismo. Por isso, diversificar é o segredo!”, esclarece.
De acordo com o médico nutrólogo, uma alimentação adequada é aquela fracionada e variada. “Realizar lanches entre as principais refeições com pequenas porções e com foco na qualidade dos alimentos consumidos é o ideal. Para os lanches intermediários, é possível optar por frutas, pães integrais com patês ou creme vegetal, mix de castanhas e lanches naturais. Para acompanhar as opções de bebida podem incluir, lácteos, sucos e vitaminas. É importante sempre consumir uma alimentação com todos os nutrientes e grupos de alimentos para assegurar a ingestão de nutrientes variados.”
Para se ter uma ideia, ao longo de um dia, um homem adulto de estatura mediana precisa em média de 2000 calorias, considerando apenas a realização de atividades básicas do dia a dia como trabalhar, se deslocar de um lugar ao outro, cozinhar, etc. “Nós só conseguimos reporos nutrientes utilizados pelo organismo por meio da alimentação correta e, sem fazer a variação adequada no cardápio, o resultado pode ser fadiga, comprometimento do sistema imune, queda de cabelo, unhas fracas, problemas na pele, entre outros sinais.”, explica o professor Mauro Fisberg.
A seguir, confira algumas dicas do médico e sua equipe da Nutrociencia Assessoria em Nutrologia, para variar o cardápio:
  • Colorir o prato: essa é a regra número um. Quanto mais cores a refeição tiver, mais rica ela será em vitaminas, minerais e fibras.
  • Lista de compras: procure incluir novos alimentos em sua lista de compras. Uma boa forma de variar a alimentação é escolher novas opções no supermercado, que fujam à rotina alimentar que você possuía até então. Se o carrinho de compras era cheio de carboidrato e quase nada de proteína e vegetais, aproveite para fazer esta inclusão, agora.
  • Cardápio semanal: organize as refeições da semana, combinando diferentes alimentos, inclusive inclua alimentos que você não costuma preparar. Por exemplo, o famoso mamão no café da manhã pode combinar com o mel e granola e a banana pode combinar com a aveia em uma vitamina de banana. Essas são ótimas opções para variar a alimentação e torná-la mais saudável e saborosa.
  • Proteínas: caso adote a proteína animal em sua alimentação, procure variar os tipos de carnes ao longo da semana. Além das carnes vermelhas, as brancas também podem fazer parte da dieta, inclusive são uma alternativa saudável para ajudar na saúde do coração. Sobre as proteínas vegetais, deve-se dar preferência para as de alta qualidade, como a da soja.
  • Bebidas: para o café da manhã, uma ótima opção é variar o tipo de bebida. Vitaminas com frutas ou bebidas batidas à base de soja tornam o cardápio nutritivo e atrativo, já que quebram a rotina do dia a dia.
  • Insistir é necessário: se você ou as crianças não gostam de um alimento na primeira vez em que o experimentam, tente mais algumas vezes. É interessante mudar a forma de preparo também, o que ajuda a ter uma percepção diferente da primeira tentativa.
  • Variar é o segredo: nenhum alimento é capaz de fornecer sozinho todos os nutrientes necessários. Por isso, é preciso variar a alimentação, a fim de garantir a quantidade ideal de vitaminas e minerais de que o corpo tanto precisa.
Siga uma dieta variada, pratique atividades físicas e não deixe de consultar seu médico e nutricionista. Ele poderá te auxiliar a consumir os alimentos em quantidades adequadas para o seu organismo e de acordo com o seu estilo de vida.

Gostaram princesas? Deixem seus comentários aqui embaixo..
Beijinhos



Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...